Le Quattro Stagioni

Neste álbum com I Virtuosi Italiani, além das famosas «Quatro estações», inclui outros importantes concertos para orquestra de cordas compostos por Antonio Vivaldi em Veneza quando o mesmo era professor de violino na Igreja de Santa Maria della Visitazione, mais conhecida como Chiesa della Pietà (Igreja da Piedade); dentre eles, certamente se destaca por seu virtuosismo e a originalidade o concerto «A Tempestade no mar» Op.8 n°5 em Mi bemol maior RV253. No vídeo a seguir Antonio Aiello interpreta o primeiro movimento do concerto.

O áudio completo de «A Tempestade no mar» está disponível no Youtube >

Diavolo & Follia

Uma pequena, mas extraordinária, seleção de Sonatas para violino e baixo contínuo do barroco italiano, executadas em instrumentos originais. Inclui composições famosas, como «Il Trillo del Diavolo» de Giuseppe Tartini (disponivel no vídeo a seguir, o segundo movimento) e «La Follia» Op.5 n°12 de Arcangelo Corelli, entre outras sonatas de importantes compositores do período barroco como Dall'Abaco, Geminiani e Albinoni, além de duas músicas para órgão solo de Pasquini e Strozzi executadas por Matteo Venturini. «This is what we can define a demoniac performance even without taking any reference to the subject of the disc. The Sonatori Fiorentini are certainly at their ease between pulses and dynamic variety while always keeping faith with the text and the tradition of baroque repertoire. Lead violinist Antonio Aiello is a very gifted and refined musician...» Onclassical

Gloria in excelsis Deo

Conjunto de obras vivaldiana gravadas ao vivo pela Tuscan Chamber Orchestra junto ao Coro dell'Università di Pisa conduzida por Stefano Barandoni durante o concerto realizado na Igreja de San Martino in Kinzica em Pisa, em 15 de junho de 2011. Entre as várias composições propostas no programa estão: «Kyrie» RV587 para dois coros, «Gloria» RV589 com a soprano Federica Nardi e a contralto Sara Bacchelli, além do famoso Concerto Op.3 n°8 em La menor para dois violinos, cordas e baixo contínuo RV522 interpretado por Antonio Aiello, primeiro violino solo e mestre de concertos, e Simone Calcinai, segundo violino solo. No vídeo a seguir, propomos o terceiro movimento.

Musica per l'Anima

Este disco tem como objetivo divulgar e, ao mesmo tempo, consagrar as principais obras da compositora Giuliana Spalletti. Apesar do gosto particular pela música sacra, a obra apresenta composições de vários tipos, gravadas ao vivo ao longo de uma década (1999-2009). Os conjuntos são bastante variados, desde o pequeno grupo de câmara até a grande orquestra sinfônica com solistas e coral, mas entre todas as músicas certamente ocupa uma posição de destaque a «Canção para violino, harpa e cordas», interpretada com maestria por Antonio Aiello, acompanhado pela Tuscan Chamber Orchestra dirigida por Angelo Bianchi.

  • Arranjos

    Além de sua carreira como violinista, Antonio Aiello conta com um vasto catálogo de arranjos musicais de sua produção para os mais variados orgânicos executados em todo o mundo.

  • Trio Operacento

    Graças à parceria artística com a pianista Francesca Sperandeo e o violoncelista Antonino Puliafito, o Trio Operacento realiza diversos concertos.

  • Projetos propostos

    Escutando o Cinema, Diabolus in Musica, Os Concertos da Natureza, A Musical Voyage e The Eight Seasons são apenas alguns dos programas para violino solo e orquestra de câmara, idealizados, arranjados, realizados e dirigidos por Antonio Aiello.

  • Repertório