ENCORES

Um programa original que consiste em uma série de composições curtas, principalmente de natureza virtuosística; são diversos compositores passando por mais de dois séculos de música em seus mais variados estilos, de Tchaikovsky a Piazzolla, com o único objetivo de enaltecer todas as peculiaridades do violino, levando-as a limites impensáveis, em uma espécie de maratona de violino. Em tal programa Antonio Aiello atuou na qualidade de solista e regente de sua orquestra I Virtuosi Italiani como parte da XVI temporada de concertos na deslumbrante Sala Maffeiana do Teatro Filarmônico de Verona, que em 1769 sediou um concerto do aclamado compositor Wolfgang Amadeus Mozart. Segundo o crítico musical Gianni Villani foi uma «manhã espetacular, graças a Antonio Aiello, um verdadeiro fenômeno que dominou a cena, deixando-se levar a uma interpretação livre e fluida com a qual pôde liberar todo o seu instinto musical extraordinário. Som limpo, com passagens virtuosas superadas sem nenhuma dificuldade e escolhas interpretativas competentes. Conquistou a platéia com aplausos infinitos».

O concerto na íntegra está disponível no YouTube >

«Champagne!» no Capriccio Italiano Festival

No Teatro di Cestello, em Florença, um programa inteiramente dedicado aos compositores franceses que mais contribuíram para a transição do romantismo para a modernidade: de Debussy a Poulanc, passando por Milhaud e Ravel, dos quais propomos alguns trechos da Sonata em Sol maior para violino e piano transcrita por Antonio Aiello para violino e nonetto e executada por ele com os solistas da Orchestra Nazionale Artes dirigida por Andrea Vitello. E qual a melhor combinação, se não champanhe? O conjunto de sensações evanescentes, sonhos e emoções surreais em uma imagem ilusória, quase etérea, da França na virada dos séculos XIX e XX.

Para ouvir outras transcrições de Antonio Aiello, consulte Arranjos >

Com a Tuscan Chamber Orchestra em Pisa

Fundada em 2008 a parceria artística com a Tuscan Chamber Orchestra, pelo menos uma vez por ano, Antonio Aiello, é convidado como solista e por vezes como maestro. No vídeo a seguir, você poderá ouvir trechos de um dos concertos mais espetaculares nascidos dessa união: o Concerto para Violino e duas orquestras RV582 de Vivaldi «Per la S.S.Assunzione di M.V.», realizado em junho de 2016 na Igreja de Santa Caterina d'Alessandria em Pisa.

Veja outros concertos com a Tuscan Chamber Orchestra no YouTube >

Lachner per FerraraMusica

Fin da giovanissimo, Antonio Aiello si è sempre dedicato con particolare predilezione alla musica da camera in tutti i tipi di formazione, dal classico quartetto d'archi o con pianoforte fino ai più originali organici in settimino, ottetto e persino nonetto, come è possibile ascoltare nel video seguente, contenente estratti del Nonetto di Franz Lachner eseguito nel febbraio 2020 presso il Teatro Comunale «Claudio Abbado» di Ferrara, como parte da famosa temporada de concertos FerraraMusica, da qual Antonio Aiello é um convidado regular há muitos anos.

Per consultare il repertorio dettagliato di Musica da camera >

Con i Sonatori Fiorentini su strumenti originali

Dal 2004 Antonio Aiello si dedica alla prassi esecutiva della musica antica su strumenti originali. Nel 2009 ha registrato con i Sonatori Fiorentini «Diavolo & Follia» su violino barocco e, nei mesi successivi, numerosi sono stati i concerti per il lancio del disco; nel seguente video sono presenti estratti da quello dell'aprile 2010 presso la Cappella Palatina di Palazzo Pitti a Firenze.

Per consultare il repertorio dettagliato di Musica Antiqua >

  • Arranjos

    Além de sua carreira como violinista, Antonio Aiello conta com um vasto catálogo de arranjos musicais de sua produção para os mais variados orgânicos executados em todo o mundo.

  • Projetos propostos

    Escutando o Cinema, Diabolus in Musica, Os Concertos da Natureza, A Musical Voyage e The Eight Seasons são apenas alguns dos programas para violino solo e orquestra de câmara, idealizados, arranjados, realizados e dirigidos por Antonio Aiello.

  • Repertório