Contaminazioni Jazz e Rock

Desde o pós-guerra, compositores têm sido influenciados pelos ritmos e sons da tradição musical afro-americana. Antonio Aiello sempre demonstrou seu domínio dessas linguagens em seus arranjos, como demonstram as duas peças no vídeo a seguir: a primeira, interpretada pelo próprio Antonio Aiello com I Virtuosi Italiani na Sala Maffeiana do Teatro Filarmonico em Verona, intitula-se «Paganini Jazz Variations» e é uma releitura free jazz de «Capriccio No. 24» de Paganini. A segunda peça, cujos breves trechos foram gravados durante um ensaio com a Tuscan Chamber Orchestra, é um arranjo de «Bohemian Rhapsody», de Freddie Mercury, para violino e orquestra de cordas..

Spettacoli musicali con Alma Project

Em colaboração com a agência Alma Project Enterteiment ed EtruriaMusica, Antonio Aiello cria performances grandiosas e emocionalmente impactantes, geralmente realizadas em cenários esplêndidos, que incluem peças famosas de música clássica, árias de ópera, dança, trilhas sonoras de filmes, rock e pop, tudo reunido em um único e grandioso arranjo. Assista ao vídeo promocional para acreditar!

Ascoltando il Cinema

A música por si só não determina o sucesso de um filme, mas aumenta seu valor e contribui para a preservação de sua memória ao longo do tempo: alguns filmes que fizeram história no cinema tornaram-se memoráveis ​​graças, em parte, à combinação perfeita com uma trilha sonora que não apenas acompanha o fluxo dos acontecimentos, mas tem o poder de nos envolver emocionalmente, fazendo-nos mudar de um estado de espírito para outro com extrema rapidez e, às vezes, sugerindo sensações que, de alguma forma, antecipam a ação. Neste espetáculo, concebido e arranjado por Antonio Aiello, que também criou os filmes que são projetados em sincronia, é justamente a música que ocupa o centro do palco.

Da pochi strumenti all'orchestra sinfonica...

Certamente é preciso muita criatividade para transcrever música composta para poucos instrumentos, de modo que possa ser executada por uma orquestra sinfônica. É o caso dos dois trechos mostrados no vídeo a seguir: o primeiro é «Praeludium e Allegro», de Fritz Kreisler, originalmente para violino e piano e transcrito por Antonio Aiello para violino, coro e orquestra sinfônica; o segundo é «Escualo», que Astor Piazzolla escreveu para seu quinteto, arranjada para violino e orquestra sinfônica. Ambas são executadas pelo próprio Antonio Aiello com a Tuscan Chamber Orchestra, regida por Stefano Barandoni com a participação do Coro dell'Università di Pisa, na Chiesa dei Servi em Lucca, e por Marc Andreae, no Palazzo dei Congressi em Lugano.

...e dall'orchestra sinfonica a pochi strumenti

O processo inverso também exige considerável habilidade: como arranjar música escrita para orquestra sinfônica para apenas alguns instrumentos sem que ela perca sua essência e fique completamente distorcida? Aqui estão três exemplos: «Danzón n°2», de Jesús Arturo Márquez Navarro, em uma transcrição para noneto (violino, viola, violoncelo, contrabaixo, flauta, oboé, clarinete, fagote e trompa), executada no Teatro Comunale "Claudio Abbado" em Ferrara para a FerraraMusica; «Candide Overture», de Leonard Bernstein, executada pelo Trio Operacento para o Festival Il Serchio delle Muse, na Toscana; e «Sleigh Ride», de Leroy Anderson, em um arranjo para violino, cordas e chocalhos, executada por Antonio Aiello com I Virtuosi Italiani na Igreja de Vivaldi, em Veneza.

  • Arranjos

    Além de sua carreira como violinista, Antonio Aiello conta com um vasto catálogo de arranjos musicais de sua produção para os mais variados orgânicos executados em todo o mundo.

  • Projetos propostos

    Escutando o Cinema, Diabolus in Musica, Os Concertos da Natureza, A Musical Voyage e The Eight Seasons são apenas alguns dos programas para violino solo e orquestra de câmara, idealizados, arranjados, realizados e dirigidos por Antonio Aiello.

  • Repertório